Gonçalo Morais Tristão
Março 12, 2024
Boletim Agrícola | Fevereiro 2024
Já está disponível a segunda edição do Boletim Agrícola da PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, uma newsletter mensal, destinada a todos os nossos clientes e parceiros interessados nos temas da agricultura e da agroindústria.
Nesta edição, vamos ler sobre a água na agricultura.
Os nossos convidados, Carlos Vicente, Diretor Geral da Vitacress Portugal, e José Macário Correia, Presidente Associação de Regantes do Sotavento Algarvio, na perspetiva da gestão do recurso e da sua utilização na produção agrícola, dão-nos a sua opinião muito centrada nas zonas do País onde o tema da seca e da escassez dos recursos hídricos está permanentemente nos jornais: o Algarve e o Sudoeste Alentejano.
Perante as evidências e consequências das alterações climáticas que nos trazem menor pluviosidade, temperaturas mais elevadas e fenómenos extremos mais comuns, o que fazer, no que aos recursos hídricos diz respeito? Os nossos convidados apontam-nos algumas soluções: novas barragens, transvases, dessalinização. E outras existirão. Mas, como dizem os nossos convidados, já é tempo de tomar decisões. Não se pode continuar a constatar que chove menos, que as barragens têm cada vez menos água, e não se fazer nada. O Algarve é um exemplo paradigmático: não se constrói uma infraestrutura hidráulica, uma barragem, há várias décadas, para agora se chegar ao ponto de se terem que tomar as medidas de racionamento de água previstas na Resolução do Conselho de Ministros nº 26-A/2024, de 20 de Fevereiro.
Certamente não vai ser o último Boletim Agrícola em que falaremos do tema da água.
Se pretende receber este boletim mensalmente, por favor, subscreva aqui.