Gonçalo Morais Tristão
Fevereiro 6, 2025
Boletim Agrícola | Janeiro 2025
Nesta edição do boletim agrícola Gonçalo Morais Tristão destaca a imprevisibilidade como o principal impacto da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, com possíveis consequências para o setor agrícola e os mercados globais. Entre as preocupações estão as tarifas à importação de produtos agrícolas europeus e chineses, que podem prejudicar exportações europeias e causar mudanças no mercado global, com impactos imprevisíveis na União Europeia (UE). Há também receios de divisões internas na UE devido a potenciais tratamentos diferenciados pelos EUA entre os países membros.
A UE tenta mitigar essas incertezas com a negociação do acordo comercial com o Mercosul, mas enfrenta resistência de países como França, Polónia e Itália, preocupados com os impactos na produção agrícola. Em Portugal, o setor do vinho e azeite vê o acordo como oportunidade, enquanto o setor de milho expressa preocupação com o aumento das importações.
Abordamos também questões internas em Portugal, como a necessidade de decisões concretas do Governo no setor agrícola, especialmente em relação à estratégia “Água Que Une” e ao desenvolvimento da agricultura de regadio, com um artigo de opinião de Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh.
E fechamos esta edição de novembro e dezembro com um artigo de Mário Longras sobre a Lei dos Solos.
Se pretende receber este boletim mensalmente, por favor, subscreva aqui.