Gonçalo Morais Tristão
Julho 23, 2024
Boletim Agrícola | Junho 2024
Nesta edição do boletim agrícola o tema de destaque é a água, a sua escassez e importância.
Gonçalo Morais Tristão inicia a nota editorial com as conversações entre os Governos de Portugal e de Espanha para regulamentar a utilização dos recursos hídricos dos rios internacionais Tejo e Guadiana.
No caso da bacia do Guadiana, o que pretende o Estado espanhol é, não só legalizar as captações que são feitas na foz do rio Chança, a montante do Pomarão, como, muito provavelmente, conseguir captar muitos mais hm3 para as zonas de regadio de Huelva.
Simultaneamente, tem avançado a ideia e o projecto de levar água para o Algarve através de uma captação no Guadiana, para reforço do abastecimento de água ao Algarve, tendo em consideração as dificuldades cada vez maiores daquela região. Por outro lado, na mesma bacia do Guadiana, o projecto do Alqueva continua a desenvolver-se, estando previsto o seu alargamento para outras zonas, aumentando-se, assim, em alguns milhares de hectares a área agrícola abastecida pela albufeira de Alqueva.
Tudo isto resulta numa pressão enorme sobre as capacidades de Alqueva para fornecer água a tanta área agrícola e para abastecimento público, no caso do Algarve. Assinale-se que as captações no Guadiana, quer se destinem a Espanha, quer ao Algarve, a jusante das barragens de Alqueva e Pedrógão, são feitas à custa do caudal ecológico que tem de ser libertado daquele sistema de barragens.
Neste boletim temos como convidado José Núncio, Presidente da FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, que nos fala sobre o valor da água para a agricultura.
E, por fim, temos um artigo sobre a seca na região do Algarve de Noel Gomes, sócio, e Filipa Tenreiro, associada principal, da equipa de Administrativo e Contratação Pública.
Boa leitura!
Se pretende receber este boletim mensalmente, por favor, subscreva aqui.