PRA

Clélia Brás

Sócia | Coordenadora Imobiliário

Fevereiro 20, 2023

As implicâncias do Orçamento do Estado de 2023 nas permutas técnicas

Clélia Brás, comenta, num artigo para o Vida Económica, as alterações previstas para as permutas técnicas, derivadas do Orçamento do Estado 2023.

Em tempos de crise como os que estamos a atravessar, de subida das taxas de juro, passando pela crescente escalada da inflação, vivem-se tempos de dificuldade, com impacto direto no mercado imobiliário, nomeadamente, no acesso ao financiamento bancário para a aquisição de imóveis.

Muitos proprietários, no momento de adquirirem um imóvel que melhor satisfaça as suas necessidades do momento, optam por vender a casa antiga, por forma a reunirem uma fonte de manejo para, assim, se libertarem da necessidade de recorrer a financiamentos bancários pesados.

Noutros casos, prioriza-se o arrendamento da casa antiga para financiar a nova casa. Pese embora, o arrendamento se arraste por anos a fio, durante os quais os proprietários têm de arcar com várias despesas, como quotas de condomínio, obras e benfeitorias nas frações, imposto municipal sobre imóveis (IMI), imposto de selo (IS) e ainda, obrigações de imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS).

PRA